O Worldcoin é um projeto com a missão de criar a maior rede financeira e de identidade do mundo, acessível a todos como um serviço de utilidade pública. O núcleo do sistema Worldcoin é o World ID, uma rede de identidade global que permite que os usuários verifiquem sua humanidade on-line e, ao mesmo tempo, preservem sua privacidade por meio de provas de conhecimento zero (zero-knowledge proofs).
Um dos responsáveis pela criptomoeda Worldcoin é Sam Altman (CEO da OpenAI, criador do ChatGPT).
Comprando Worldcoin no Brasil
É possível comprar Worldcoin (WLD) morando no Brasil através de exchanges que aceitam brasileiros. Cada uma tem sua peculiaridade, mas a maioria delas aceita depósito bancário em reais e algumas oferecem a opção de pagamento em cartão de crédito.
Outra questão importante é que em algumas exchanges você precisará comprar primeiro Bitcoins para então poder negociá-los por Worldcoin, e em outras você já poderá comprar Worldcoin diretamente em Reais.
Confira abaixo quais exchanges negociam Worldcoin (WLD) e aceitam transferência bancária, PIX e cartão de crédito.
Ao clicar no nome de cada exchange, você será direcionado para a página de cadastro/login oficial.
Caso você nunca tenha comprado criptomoedas antes, basta clicar no passo a passo para aprender como criar uma conta e realizar a compra.
ATENÇÃO: É importante conferir se o token da criptomoeda está correto antes de realizar a compra.
Entendendo melhor o projeto
Para participar do protocolo Worldcoin, os indivíduos precisam baixar o World App, o primeiro aplicativo de carteira que suporta a criação de um World ID. Para que seu World ID seja verificado pelo Orb, eles visitam um dispositivo físico de geração de imagens chamado Orb. A maioria dos Orbs é operada por empresas locais independentes conhecidas como Orb Operators. O Orb usa sensores multiespectrais para verificar a humanidade e a singularidade do usuário, garantindo que as imagens tiradas sejam prontamente excluídas no dispositivo por padrão, a menos que seja dado consentimento explícito para a custódia dos dados.
Uma característica importante do projeto Worldcoin é que todos os portadores de World ID verificados pela Orb têm o direito de reivindicar concessões recorrentes de tokens WLD gratuitos, a criptomoeda nativa do projeto. Essas concessões têm o objetivo de tornar o token WLD uma das moedas digitais mais amplamente distribuídas.
O próprio token WLD foi projetado como um token utilitário com propriedades de governança. Ele capacita os usuários, dando-lhes voz para moldar o futuro do protocolo. Diferentemente dos mecanismos convencionais de governança “um token-um-voto”, o World ID permite a possibilidade de mecanismos “uma pessoa-um-voto”, abrindo novos caminhos para a governança descentralizada. A Worldcoin Foundation trabalhará com a comunidade para determinar como a World ID e o token WLD devem interagir no modelo de governança.
Além da governança, a comunidade de usuários pode explorar vários outros casos de uso para o token WLD. Por exemplo, os usuários podem usá-lo para pagar por ações no World App ou em outros aplicativos de carteira, fazer outros pagamentos ou sinalizar seu apoio a determinadas iniciativas ou causas.
O que diferencia a Worldcoin de outros projetos de criptografia é seu foco na criação de uma identidade maciça e de uma rede financeira com adoção global. O projeto visa dar a maioria dos tokens WLD a indivíduos simplesmente por serem humanos, usando o sistema World ID para provar sua autenticidade e exclusividade. Isso tem várias aplicações em potencial, como a facilitação de distribuições justas de tokens, a proteção contra bots e ataques de sybil nas mídias sociais e a possibilidade de acesso mais equitativo a recursos governamentais limitados. Além disso, a World ID pode viabilizar processos democráticos globais e novas formas de governança, podendo até mesmo apoiar um caminho para a Renda Básica Universal (UBI) financiada por IA.
Durante sua fase de pré-lançamento, de maio de 2021 a julho de 2023, mais de dois milhões de pessoas de mais de 30 países diferentes em cinco continentes se verificaram em um Orb. No lançamento, a Worldcoin planeja implantar 1.500 Orbs em mais de 35 cidades em mais de 20 países para atender à demanda global por World ID. O projeto recebeu um financiamento significativo, arrecadando mais de US$ 250 milhões em várias rodadas de financiamento de investidores proeminentes, como a16z, Khosla Ventures, Bain Capital Crypto, Blockchain Capital e Tiger Global, entre outros.
Transfira suas moedas para uma wallet segura
Após criar uma ordem de compra de WLD, é hora de armazenar essas moedas em local seguro, pois não é recomendado deixar moedas paradas em exchanges. Para armazenar criptomoedas de forma segura, recomendamos a Ledger Nano S.
Não esqueça de anotar em local seguro as senhas e chaves para acessar sua Wallet, e jamais compartilhe essas informações na internet.
Agora que você já sabe onde comprar Worldcoin, o processo para comprar outras criptomoedas e tokens será mais fácil, pois é bastante similar.
Voltar para: melhores exchanges de criptomoedas
Confira também outras altcoins:
Disclaimer: Conforme consta em nossos Termos e Condições, esse artigo não se caracteriza como conselho de investimento.