The Graph é um protocolo de indexação para consulta de dados para redes como Ethereum e IPFS, alimentando muitos aplicativos no DeFi e no ecossistema Web3 mais amplo.
Para garantir a segurança econômica do The Graph Network e a integridade dos dados consultados, os participantes usam o Graph Token (GRT). GRT é um token utilizado para fornecer serviços de indexação e curadoria para a rede.
Comprando The Graph no Brasil
É possível comprar The Graph (GRT) morando no Brasil através de exchanges que aceitam brasileiros. Cada uma tem sua peculiaridade, mas a maioria delas aceita depósito bancário em reais e algumas oferecem a opção de pagamento em cartão de crédito.
Outra questão importante é que em algumas exchanges você precisará comprar primeiro Bitcoins para então poder negociá-los por The Graph, e em outras você já poderá comprar The Graph diretamente em Reais.
Confira abaixo quais exchanges negociam The Graph (GRT) e aceitam transferência bancária, PIX e cartão de crédito.
Ao clicar no nome de cada exchange, você será direcionado para a página de cadastro/login oficial.
Caso você nunca tenha comprado criptomoedas antes, basta clicar no passo a passo para aprender como criar uma conta e realizar a compra.
ATENÇÃO: É importante conferir se o token da criptomoeda está correto antes de realizar a compra.
Entendendo melhor o projeto
The Graph é um protocolo descentralizado que oferece recursos de indexação e busca para aplicações descentralizadas (dApps). Com a ajuda do projeto, as aplicações descentralizadas (dApps) serão capazes de acessar e consultar rápida e efetivamente os dados mantidos em numerosas blockchains.
O projeto Graph opera da seguinte forma:
- Indexadores: Na rede, os indexadores são nós que armazenam e indexam dados de várias blockchains. Para indexar dados e entregar consultas às dApps, eles são pagos.
- Curadores: Os curadores são pessoas ou organizações que fazem staking de GRT (o token nativo da Graph) em determinados subgraphs (conjuntos de dados). Eles recebem uma compensação por selecionar subgraphs perspicazes.
- Delegadores: São pessoas ou organizações que fornecem indexadores e curadores com autoridade sobre sua GRT. Eles recebem uma parte das taxas e benefícios recebidos pelo indexador ou curador que designam.
- Os conjuntos de dados conhecidos como subgraphs são catalogados pelos curadores e indexados pelos indexadores. Eles incluem informações de numerosas blockchains, incluindo Filecoin, Ethereum, e IPFS, entre outros.
A seguir estão algumas das dificuldades enfrentadas pelo projeto The Graph:
- A competição: Chainlink, Band Protocol, e Ocean Protocol são apenas algumas das iniciativas blockchain desenvolvendo soluções de indexação e consulta descentralizadas.
- Adoção: O projeto Graph quer conseguir mais programadores e dApps para usar sua plataforma de indexação e solicitação de dados a fim de obter ampla aceitação. Para conseguir isto, é necessário criar uma rede robusta de indexadores e curadores e oferecer aos desenvolvedores ferramentas e recursos práticos.
- Efeitos de rede: A quantidade de usuários e subgraphs na plataforma afeta o valor da rede The Graph. O projeto tem que atrair um número considerável de usuários e desenvolvedores a fim de atingir massa crítica.
O projeto Graph tem se concentrado em formar alianças com outras iniciativas blockchain a fim de aumentar a aceitação. Por exemplo, The Graph tem colaborado com Filecoin, Polkadot e Ethereum para oferecer soluções de indexação e consulta para cada rede. Ao fornecer recursos e ferramentas para a criação de dApps na plataforma, o projeto também colocou uma grande ênfase no desenvolvimento de uma comunidade de desenvolvedores.
Transfira suas moedas para uma wallet segura
Após criar uma ordem de compra de GRT, é hora de armazenar essas moedas em local seguro, pois não é recomendado deixar moedas paradas em exchanges.
Como The Graph é um token criado dentro da plataforma Ethereum, você pode utilizar a wallet oficial da Ethereum (MyEtherWallet) para armazenar suas GRTs. Basta clicar aqui, criar um endereço e transferir suas moedas GRT da exchange para seu endereço Ethereum gerado. Assim, essas moedas estarão guardadas com segurança com você.
Não esqueça de anotar em local seguro as senhas e chaves para acessar sua Wallet, e jamais compartilhe essas informações na internet.
Agora que você já sabe onde comprar The Graph, o processo para comprar outras criptomoedas e tokens será mais fácil, pois é bastante similar.
Voltar para: melhores exchanges de criptomoedas
Confira também outras altcoins:
Disclaimer: Conforme consta em nossos Termos e Condições, esse artigo não se caracteriza como conselho de investimento.