Como funcionam as transações Bitcoin? Endereço, private key, public key, wallets

Continuando nosso aprendizado sobre blockchain, vamos entender agora como são realizadas as transações dentro da rede.

Cada usuário da rede Bitcoin possui um endereço (address), que é um código alfanumérico como esse: 1G6c8VSwYnzaUBhFrNhu7b2cjpV77qjecq

Esse endereço funciona como se fosse um endereço postal das residências físicas. Se você quer que alguém envie uma correspondência para você, basta informar sua Rua, bairro, CEP, etc. O conjunto dessas informações permite que qualquer pessoa envie uma correspondência para sua residência.

No caso do blockchain, os endereços servem para receber Bitcoins ou outras moedas virtuais. Se você quer que alguém lhe envie Bitcoins, basta informar seu endereço (como se fosse sua conta bancária).

Onde criar um endereço Bitcoin?

Existem diversas formas, mas geralmente o primeiro lugar onde um usuário cria um endereço é em uma exchange. Exchanges são as empresas que permitem que você troque Bitcoins por Reais, por exemplo. No Brasil, existem diversas exchanges, as mais famosas são Mercado Bitcoin e Foxbit.

Ao entrar no site de uma exchange, você pode criar sua conta e realizar uma transferência bancária para essa exchange, para poder comprar Bitcoins. Ao realizar a compra, a exchange automaticamente criará um endereço para você na rede e permitirá que você gerencie uma wallet dentro da exchange.

O que são wallets?

Wallets são carteiras virtuais, elas permitem que você administre seu endereço Bitcoin, recebendo e transferindo Bitcoins livremente.

Por exemplo, se você já comprou alguns Bitcoins e quer transferir uma certa quantidade para outro endereço (para realizar um pagamento para alguém, por exemplo), basta entrar em sua wallet, informar qual o endereço de destino, e enviar os Bitcoins.

Existem diversos tipos de wallets diferentes. Você pode baixar uma wallet em seu computador pessoal ou seu celular.

O que acontece se você perder sua wallet?

Imagine um cenário em que você baixou uma wallet em seu computador, transferiu os bitcoins comprados na exchange para essa wallet, mas por algum motivo seu computador estragou. Como recuperar seus fundos? Você precisará ter em mãos sua public key e sua private key.

O que são public key e private key?

Public key é o seu próprio endereço, aquele que já comentamos nesse artigo. Private key é um código semelhante ao endereço, que funciona como uma senha para você poder acessar seu endereço. Essa private key, como o próprio nome diz (chave privada) é sua senha pessoal, portanto não deve ser compartilhada com ninguém, e precisa ser guardada em local seguro, pois sem ela será impossível recuperar sua conta.

A public key (chave pública) tem esse nome justamente porque pode ser compartilhada com outras pessoas, afinal é o seu endereço.

Agora que você já entendeu os princípios básicos de uma transação Bitcoin, está na hora de continuar o estudo, entrando mais a fundo em cada aspecto. No próximo artigo, você irá entender um pouco mais sobre a public key e se ela é anônima ou não.

Voltar para: Curso completo de Bitcoin e Blockchain