ETFs de Bitcoin vão criar uma nova dinâmica

A aprovação de ETFs spot de Bitcoin nos EUA será responsável por uma alteração significativa na forma como o mercado ajusta oferta e demanda.

Sempre que dinheiro novo flui em direção aos ETFs, as instituições (como Blackrock) precisam ter o equivalente em Bitcoin sob custódia. Realizar essa gestão não é algo simples e não pode ser feito no mercado spot.

Dinâmica do mercado spot

O mercado spot é onde as negociações do varejo acontecem. Quando você entra na Binance e compra BTC na aba Trade, sua ordem de compra irá competir com diversas outras ordens de outras pessoas, enquanto – na outra ponta – diversas ordens de venda também estão sendo colocadas. Tudo fica visível no book de ofertas:

Exemplo de book de ofertas, com ordens de compra em verde e ordens de venda em vermelho

Dinâmica do mercado OTC

O mercado OTC (Over-the-Counter) é diferente. Esse mercado não contém um book de ofertas visível para todos. Ele é um mercado onde alguma instituição possui contatos de grandes investidores, empresas e mineradores, fazendo o trabalho de intermediação de compra/venda de grandes volumes de Bitcoin.

Por que esse mercado existe? Para permitir que grandes ordens não impactem o mercado. Se prestarmos atenção no book de ofertas do mercado spot na figura anterior, vamos ver que com $1 milhão de dólares já é possível varrer boa parte do book de ofertas. Imagine o que aconteceria se um investidor quisesse comprar ou vender quantias como $500 milhões de dólares no mercado spot. Isso iria mexer muito com o preço.

Então a missão do mercado OTC é encontrar vendedores e compradores de grandes volumes, realizando operações fora do mercado spot.

Como os ETFs de Bitcoin irão impactar essa dinâmica?

As operações para manter o balanço de Bitcoin em instituições responsáveis pela custódia dos ETFs são executadas no mercado OTC, afinal estamos falando de grandes volumes.

Observe o que está acontecendo com o volume no mercado OTC da Coinbase, que é a principal prestadora de serviço de custódia de Bitcoin para as empresas emissoras de ETFs:

volume OTC bitcoin coinbase
Volume OTC na Coinbase de 01/01/2022 a 17/01/2024

Repare que, desde a aprovação dos ETFs em 10 de janeiro de 2024, o volume OTC disparou a níveis nunca antes vistos.

Considere agora que o percentual de Bitcoin em exchanges tem se reduzido desde 2020:

balanço de bitcoin em exchanges spot
Balanço percentual de Bitcoin em exchanges spot

Isso significa que, caso a demanda por ETFs de Bitcoin cresça de forma significativa, a ponto de haver poucos vendedores no mercado OTC, a necessidade de adquirir Bitcoin no mercado spot geraria uma grande força compradora diante de uma escassez de BTCs.

Conclusão: paciência é a chave

Talvez muitos estejam frustrados com a falta de movimentação nos preços dos dias imediatamente posteriores à aprovação dos ETFs de bitcoin. Mas é preciso entender como a dinâmica funciona.

Os dados não estão opacos, pelo contrário. O volume OTC está batendo recordes, halving está próximo e cada vez mais marketing está sendo feito pelas instituições que oferecem ETFs.

Estamos apenas no começo de uma jornada que pode, em breve, resultar em um ciclo de alta sem precedentes.

Se você quer fazer parte dessa nova economia, considere criar sua conta na Binance com o ID de indicação TRR03HV1 para obter 20% de desconto permanente em todas as suas taxas de negociação, além de vários outros benefícios.

Ressalvas

Criptomoedas são investimentos de alto risco associado, e não há garantias de rentabilidade. Esse artigo não se caracteriza como conselho de investimento.

Fontes:

Cryptoquant: https://cryptoquant.com/analytics/query/65a1f0fb0e45155c3200b3a7

Glassnode: https://studio.glassnode.com/metrics?a=BTC&category=&m=distribution.BalanceExchangesRelative