O que é supply criptomoedas

Se você está começando no mundo das criptomoedas, já deve ter visto o termo “supply”. No famoso site “Coinmarketcap“, que mostra os preços em tempo real das criptomoedas, aparece os termos “Circulating supply” e “Max supply”. O que isso tudo significa afinal?

Supply, do inglês “Fornecimento”, significa a quantidade de moedas (coins) que o projeto possui. Cada projeto de criptomoeda tem uma quantidade de coins ou tokens em circulação. “Circulating supply” é a quantidade de moedas que estão em circulação, enquanto “Max supply” é a quantidade máxima de moedas que será emitida.

O bitcoin, por exemplo, possui o conceito de mineração, onde os computadores que trabalham para verificar as transações ganham recompensas em bitcoin. Esses bitcoins ganhos como recompensa são criados no sistema, ou seja, não existiam antes e passam a existir depois que um minerador é recompensado. Como a cada 10 minutos um minerador é recompensado com 12,5 BTC, isso significa que todos os dias cerca de 1800 bitcoins são adicionados ao supply do bitcoin.

Por isso, o supply em circulação está sempre aumentando. No ano 2020, essa recompensa de 12,5 irá reduzir pela metade, então serão produzidos 900 bitcoins por dia. Ao logo dos anos, esses valores irão diminuir, de forma que no ano 2100, o máximo supply do bitcoin será atingido (21 milhões de unidades). A partir desse momento, os mineradores passarão a ser recompensados apenas com as taxas das transações.

Cada criptomoeda possui suas próprias regras de supply e curva de emissão, alguns projetos não criam moedas novas (nesse caso, o supply em circulação é igual ao supply máximo), outros projetos estão sempre emitindo moedas e não possuem supply máximo.

O supply de uma criptomoeda possui uma relação direta com o seu preço. Quando menor o supply, maior o preço por unidade de moeda. Mas isso não significa que um supply menor faça um projeto valer mais, apenas significa que a distribuição de dinheiro naquele projeto resulta em valores mais elevados por moeda. Se você irá ou não ganhar dinheiro com uma criptomoeda vai depender da qualidade do projeto e da curva de emissão (afinal, você precisa comparar a quantidade de moedas que está em circulação hoje com a quantidade que estará em circulação quando você for vender, essa diferença pode alterar um pouco o preço, mas não é muito relevante frente ao projeto em si, a qualidade do projeto é muito mais importante para sua valorização com o tempo).

É um erro muito comum de iniciantes julgar um projeto pelo seu supply.

Voltar para: curso de bitcoin e criptomoedas

Veja também: