A Universidade de Santa Catarina (UFSC) abre vagas para projetos de extensão ligados à eficiência energética no Departamento de Eficiência Energética e também no Departamento de Computação. As vagas são destinadas a alunos interessados no tema “Potencial de utilização de sistemas energeticamente eficientes de controle de iluminação em edificações comerciais no sul de Santa Catarina“.
É preferível que o aluno atue na implementação de sistemas automáticos de controle e monitoramento remoto a partir de recursos de internet das coisas (Internet of Things – IoT).
Tais sistemas são particularmente úteis para o controle da iluminação em edifícios comerciais, levando em conta as horas de pico de consumo de energia.
O projeto visa analisar a viabilidade do uso de sistemas eficientes de energia para controle de iluminação, levando em conta os aspectos técnicos, econômicos e ambientais para reduzir a pegada de carbono das empresas. Após as análises técnicas, algumas implementações podem ser propostas para aproveitar as tecnologias de eficiência energética no controle de iluminação.
Este projeto proporcionará ao estudante um conhecimento profundo sobre sistemas de controle automático, geração e armazenamento de energia, bem como a oportunidade de analisar e comparar as tecnologias disponíveis. O estudante será capaz de aplicar este conhecimento através da análise e implementação das soluções propostas.
No final do projeto, o estudante deverá ser capaz de gerar um relatório com uma análise técnica da viabilidade do uso de sistemas eficientes de energia para controle de iluminação; propor implementações para aproveitar tecnologias eficientes de energia para controle de iluminação; bem como analisar as implicações econômicas e ambientais das soluções.
É recomendado que o aluno tenha as seguintes aptidões e conhecimentos:
- Conhecimento em linguagens de programação (por exemplo, Python e C ++)
- Conhecimento em sistemas de redes de computadores, computação distribuída e comunicações em IdC
- Conhecimento em programação para sistemas embarcados
- Conhecimento em eficiência energética
- Conhecimento na regulamentação da eletricidade e seus impactos nos edifícios
- Pensamento analítico e solução de problemas
- Aprendizagem autônoma
Para maiores informações, visite o site da UFSC.
Projetos voltados a eficiência energética colaboram para que sistemas que requerem muito dispêndio de energia como o Bitcoin fez ao longo de sua história possam ser remodelados e mais eficientes, desde o gerenciamento de resfriamento até melhores ASICs.