A tecnologia blockchain é uma abordagem revolucionária que já teve um grande impacto em vários setores, tais como finanças, saúde e logística. Com seu imenso potencial para tornar as transações mais rápidas, mais seguras e mais eficientes, ela tem sido amplamente aclamada como uma inovação que poderia ter um impacto positivo no mundo.
Muitos pensam que blockchain apenas está relacionado a Bitcoin, Ethereum, tokens e investimentos. Mas isso não é verdade. Blockchain representa uma campanha pela descentralização, que por definição traz espaço e voz para a população, não apenas para as maiorias que estão no poder. Blockchain permite dar voz para as minorias, para as pessoas desafortunadas, criando uma sociedade mais inclusiva.
A tecnologia Blockchain pode ser utilizada para melhorar o acesso à educação e à saúde para aqueles que não podem arcar com ela em uma sociedade com uma distribuição desigual da renda. Uma vez que a Blockchain tem tudo a ver com confiança e transparência, ela permitiria exchanges e transações seguras e abertas, permitindo que indivíduos de todos os setores da sociedade tenham acesso fácil e seguro aos recursos de que necessitam. Além de melhorar o acesso à saúde e à educação, isto abriria mais possibilidades de emprego para pessoas que de outra forma não teriam acesso a eles. Estamos falando de moradores de periferias, índios e outras categorias que sofrem preconceito na sociedade.
Ao remover esses obstáculos, a blockchain pode tornar mais simples para os indivíduos o lançamento de novas empresas e o acesso a mercados, dinheiro e outros serviços cruciais. Isto fomentaria uma atmosfera onde pessoas de várias origens socioeconômicas poderiam lançar empresas, prosperar e se desenvolver.
A tecnologia blockchain também pode ser usada para combater a corrupção. O fornecimento de um registro público e imutável de transações tornaria mais difícil para qualquer pessoa esconder os resultados da corrupção, que é bastante prevalecente na política brasileira. Isto resultaria em uma sociedade mais justa, onde todos poderiam ter confiança de que seu dinheiro está seguro e que os serviços governamentais que os impostos apoiam são fornecidos de forma transparente para o benefício legítimo do público em geral (algo que é cada vez mais raro entre os políticos).
Falando do Brasil, os extremistas de extrema-direita estão atualmente desafiando a legitimidade das eleições presidenciais do país. Uma blockchain pode ser usada para construir um sistema de votação que funcione melhor. Uma rede de blocos permitiria a criação de um sistema de votação que fosse ao mesmo tempo seguro e verificável. A fraude eleitoral é um problema sério, e alguns países (principalmente na África) sofrem com isso. Para combater esta injustiça e permitir o uso de tecnologia mais rápida/digital (que poderia até substituir o voto impresso, como utilizado em muitos países desenvolvidos), isto garantiria que a voz de cada pessoa fosse ouvida e que os resultados da eleição fossem imparciais e verdadeiros.
Seria interessante observar como as tecnologias de registro distribuído e descentralização são utilizadas para capacitar as pessoas e construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos, onde até mesmo os índios podem lucrar, à medida que eles continuam a se desenvolver e se tornar mais integrados.
Faça você também parte dessa campanha!
Por Mattias
Agradecimentos: RBB Inforadio
Leia também: