O que é Cardano (ADA)?

cardano adaExistem mais de 1.000 criptomoedas no mercado atual, e como todos devem saber, 90% dessas moedas são nada mais do que cópias do Bitcoin ou ainda “fake coins”. Com o tempo, as criptomoedas que não agregam valor tendem a perecer. Mas esse definitivamente não parece ser o destino da Cardano.

Resumidamente falando, Cardano é o projeto de código aberto da terceira geração de criptomoedas. O Bitcoin marcou a primeira geração, Ethereum marcou a segunda, e Cardano será a terceira. Cada geração trouxe suas respectivas características e funcionalidades. O projeto Cardano, por meio da moeda ADA, pretende unir as melhores características e funcionalidades de todas as mais de 1.000 criptomoedas que já foram criadas, resolvendo problemas e oferecendo novas soluções para o mundo cripto. O desenvolvimento Cardano se baseia em metodologia científica (o primeiro do mundo cripto a utilizar tal conceito), e conta com uma incrivelmente forte equipe de pesquisadores, cientistas, engenheiros, desenvolvedores, além de grandes nomes já conhecidos desse mercado, como Charles Hoskinson, co-inventor e ex-presidente da Ethereum.

O projeto como um todo é bastante ambicioso e revolucionário, mas você irá entender como tudo isso é possível de ser conquistado ao ler esse artigo. Iremos explicar cada característica da moeda detalhadamente.

No vídeo abaixo mostramos um bom resumo sobre o projeto, você pode também se inscrever no canal e colocar eventuais dúvidas nos comentários desse vídeo no Youtube, iremos responder:

Cardano como moeda: ADA

Um dos objetivos da Cardano é atuar como moeda digital, semelhantemente ao Bitcoin (que representa primeira geração de criptomoedas), utilizando um sistema blockchain. Uma das filosofias da empresa é servir como alternativa de meio de pagamento para bilhões de pessoas que residem em países que não possuem acesso a bancos. Para ser útil nesse aspecto, uma característica importante é a velocidade nas transações.

O Bitcoin, por exemplo, processa cerca de 7 transações por segundo. Isso é lento quando comparado à quantidade real de transações operacionalizada por sistemas globalmente reconhecidos como Paypal e cartões de crédito, compare abaixo o número de transações por segundo entre diferentes meios de pagamento:

transações por segundo criptomoedas

As declarações da Cardano em relação à velocidade de transações sugerem que eles estão preparados para ter a velocidade necessária para escalar mundialmente. Ao ler esta discussão, por exemplo, podemos ver Charles Hoskinson (utilizando o nickname de ethereumcharles) explicando que é necessário não apenas possuir uma velocidade alta nas transações, mas também estar pronto para escalar, ou seja, permitir um crescimento rápido da demanda sem comprometer a rede. Como tudo isso envolve diferentes fatores, o time Cardano aborda a questão com diferentes abordagens e projetos, como o Praos e RINA.

Escalabilidade é um dos principais pré-requisitos para uma criptomoeda, e o Bitcoin, por exemplo, já está enfrentando problemas em relação a isso, pois o crescimento da demanda congestionou a rede e aumentou o preço da tarifa nas transações (ocasionando uma queda nos preços no final de 2017). Algumas soluções já estão sendo propostas pela comunidade Bitcoin, como a implementação da rede Lightning Network. Porém tal implementação ainda não possui data, nem previsão. Um dos problemas do Bitcoin é justamente ir “se ajustando” ao longo do caminho (quando surge um problema, a comunidade tenta resolver fazendo alterações no sistema, isso nem sempre é positivo, pois pode acabar criando um “Frankenstein”).

A Cardano está sendo desenvolvida desde o princípio para não passar por esses problemas, sendo projetada com olhos no futuro, contendo complexas soluções técnicas para os maiores problemas, de maneira que a moeda possa atingir uma escalabilidade sem precedentes. A equipe responsável por essas implementações blockchain dentro da Cardano é a empresa IOHK, que já foi diversas vezes citada pela revista Forbes como disruptiva em pesquisa e desenvolvimento no setor, sendo especializada em construir sistemas blockchain para instituições acadêmicas, governos e corporações.

Proof of Stake (PoS) Cardano

O Bitcoin trabalha com Proof of Work (PoW) na validação das transações. Essa tecnologia requer muito esforço computacional e gastos de energia. Tal sistema tem sido muito questionado pelo grande desperdício de energia para garantir que as validações da rede sejam seguras. Uma alternativa que algumas criptomoedas utilizam é o Proof of Stake, que não depende de esforço computacional ou gastos de energia, sendo muito mais eficiente e econômico.

Porém, o PoW é muito mais seguro, e sempre existiram temores a respeito do PoS. Por isso, algumas criptomoedas mesclam os dois sistemas, tentando aproveitar as vantagens de ambos.

O time Cardano, contudo, trabalhou muito para criar e desenvolver o primeiro sistema PoS 100% seguro, submetendo a solução para revisão acadêmica em diversas universidades e obtendo aprovação científica para tal. Ou seja, isso representa uma revolução, pois significa que será possível validar as transações da rede blockchain com muito mais eficiência, economia, velocidade, sem perder em segurança. O protocolo utilizado para tal solução chama-se Ouroboros. Se você for um especialista e tiver interesse em ler a solução com detalhes, confira o paper oficial.

Smart Contracts Cardano

smart contracts dappsO projeto Ethereum revolucionou o mercado cripto por oferecer a possibilidade de programação e construção de contratos inteligentes (smart contracts) em cima de sua plataforma. Isso permitiu que desenvolvedores passassem a programar e criar seus próprios sistemas e soluções utilizando a rede Ethereum, criando inclusive outras moedas dentro desse sistema, os chamados tokens. Hoje existem milhares de tokes construídos sob o sistema Ethereum, representando fortes projetos como TRON, OmizeGO, Golem, entre outros.

Foi realmente uma revolução para o mercado cripto, marcando a segunda geração de criptomoedas. A Cardano terá também essa possibilidade de criação de smart contracts em seu sistema, e oferecerá inúmeras melhorias em relação à rede Ethereum e a outros sistemas semelhantes.

Um dos principais quesitos será em relação à segurança. Existem muitos rumores sobre possíveis brechas de segurança nos sistemas de smart contracts, e o time Cardano está trabalhando seriamente para criar o sistema de aplicações descentralizadas (dApps) mais seguro do mundo, validado pelos maiores especialistas em criptografia.

Vários aprimoramentos estão previstos nesse sistema, permitindo uma programação mais eficiente e amigável para os desenvolvedores. Diferentemente da Ethereum, que utiliza uma linguagem de programação própria para o desenvolvimento em sua plataforma, a Cardano irá possibilitar a criação de smart contracts e dApps com as mais famosas linguagens de programação do mercado, como Phython, Javascript, etc. Isso permitirá que os desenvolvedores utilizem toda a sua expertise para criar aplicações na plataforma Cardano, sem a necessidade de ter que aprender uma nova linguagem.

A equipe que está trabalhando nessa plataforma de aplicações descentralizadas dentro da Cardano é a empresa Emurgo, que possui centros de pesquisa e desenvolvimento no Japão (sede), Filipinas e Coréia do Sul. Na primeira fase de construção da comunidade, a Emurgo se concentrará no estabelecimento de infra-estrutura para que posteriormente possa implantar fundos para projetos estratégicos e desenvolvedores de aplicativos.

A Emurgo ajudará empresas a implementar uma estratégia de bloqueio e desenvolver aplicações descentralizadas no software Cardano para a indústrias. As empresas podem obter assistência de empreendimentos especializados na comunidade Emurgo (existem diversos setores: Emurgo Finance, a Emurgo Legal e a Emurgo Logistics), que se concentrarão no desenvolvimento de aplicações comerciais para empresas que buscam soluções em seus respectivos campos.

A Emurgo também identificará, prestará assistência e investirá em empresas que criarem aplicativos no sistema Cardano. Além do investimento, os empreendimentos serão conectados ao projeto, obtendo acesso a instalações de pesquisa e desenvolvimento e conexão com empresas externas que precisem dos aplicativos desenvolvidos.

Inovação no conceito de Interoperabilidade

interoperabilidade cardanoUma das principais características da Cardano está na sua proposta de interoperabilidade, cujo objetivo é permitir uma conexão direta entre as criptomoedas e as instituições financeiras, garantindo compliance e KYC (Know Your Consumer).

Atualmente, o que ocorre no mundo cripto está alheio aos bancos. O que a Cardano está se propondo a fazer é permitir transparência nas transações realizadas no mercado de criptomoedas, acoplando-o no sistema financeiro atual utilizando metadata e attribution, sem perder privacidade. Algumas criptomoedas se propõem a serem mais privadas do que o Bitcoin, como Dash, Monero, Zcash, entre outras. A Cardano irá utilizar os melhores conceitos dessas moedas, adicionando novas características de anonimidade, e permitindo ao mesmo tempo compliance. É uma inovação sem precedentes.

Ainda dentro do conceito de interoperabilidade, será possível trocar uma criptomoeda por outra dentro do sistema Cardano via Atomic Swaps, reduzindo a necessidade da existência de exchanges.

Quantum resistant

Com a chegada dos computadores quânticos, tecnologia emergente que promete revolucionar a velocidade de processamento, o sistema criptográfico atual corre sério perigo de quebra e decodificação.

O projeto Cardano está sendo construído já preparado para essa nova era, por meio meio de um sistema quantum resistant, ou seja, que não pode ser quebrado mesmo com supercomputadores quânticos.

Treasury e Sustentabilidade

Para garantir a sustentabilidade da moeda no longo prazo, parte das taxas capturadas em transações realizadas na rede Cardano irão para um tesouro (treasury), com o objetivo de servir como reserva de valor para permitir investimentos futuros em novas implementações ou divulgações do projeto. A utilização desse fundo passará por votação de toda a comunidade, optando pela melhor utilização dos recursos.

Roadmap Transparente

roadmap cardano updateUm bom projeto precisa ser transparente, mostrando metas e prazos. O roadmap da Cardano se propõe a ser exatamente isso, mostrando os planejamentos e as funcionalidades a serem desenvolvidas, o benefício que cada atualização terá para o projeto e o status atual de cada tarefa. A cada 30 dias em média, o roadmap da Cardano é atualizado mostrando a evolução alcançada e as novas metas lançadas.

Isso gera confiança para o mercado, mostrando que o time está focado e comprometido com os avanços, possuindo planos concretos para atingir seus objetivos.

Equipe por trás do projeto

Tudo isso que acabamos de ver parece bom demais para ser verdade, pois trata-se de um projeto capaz de revolucionar o mercado. Para conseguir tal feito, é necessário uma equipe de desenvolvimento extremamente competente, criativa e eficaz.  Felizmente, podemos garantir que a equipe por trás desse projeto é sim extremamente forte.

Dentro do time Cardano existem PHDs, doutores, mestres, professores, pesquisadores, cientistas, engenheiros e centenas de desenvolvedores experientes, além de parcerias com grandes universidades. A proposta de trabalhar com filosofia científica faz com que todos os papers e proposições sejam revisadas por acadêmicos especializados, para endossar a segurança, a validade e confiabilidade das implementações. Encabeçando o projeto, temos nomes bem conhecidos do mercado cripto como Charles Hoskinson e Jeremy Wood. A combinação de diferentes equipes, empresas, universidades e profissionais faz com que o potencial cerebral do time Cardano seja incomparável. É um time que veio para abalar e reescrever o futuro cripto.

A comunidade de código aberto Cardano vem crescendo a cada dia, atraindo mais desenvolvedores interessados a revisar os códigos, sugerir funcionalidades e contribuir com melhorias para o projeto como um todo, em todos os aspectos.

Se o mercado cripto é um trem e as criptomoedas são os vagões desse trem, não seria exagero dizer que a Cardano é uma locomotiva à parte trabalhando com um super motor.

Se você acredita no potencial das criptomoedas e na tecnologia disruptiva do blockchain, não há dúvidas de que a Cardano precisa estar em seu radar. Então reflita se vale a pena investir nessa moeda. Você pode conferir nesse artigo: como comprar Cardano os detalhes para comprar e armazenar suas ADAs em segurança.