O que são Smart Contracts? Conceito

Diversas criptomoedas grandes, como Ethereum, EOS, NEO, Cardano, entre outras, utilizam o conceito de smart contracts. Mas o que é isso afinal?

Um smart contract (ou contrato inteligente), funciona como se fosse um contrato normal firmado entre duas partes, com a diferença de que ele é digital, não pode ser perdido ou adulterado, e é auto-executável. Em resumo, é um contrato que garante a execução de um acordo, utilizando a tecnologia blockchain.

É como se fosse a possibilidade de utilizar os benefícios da eficiência e segurança computacional do blockchain para programar sistemas que hoje trabalham utilizando outras tecnologias. O Bitcoin, quando foi lançado, revelou as vantagens da tecnologia blockchain para o mundo, mas foi especificamente na área de transações financeiras. Os smart contracts expandiram isso para outras aplicações.

“Contratos inteligentes” significam na prática algoritmos, módulos, regras, etc. programáveis usando blockchain. Exemplos: banco de dados, armazenamento e gestão de documentos, contratos bilaterais ou multilaterais entre prestadores de serviço e clientes, computação distribuída, etc. Pense em um processo ou sistema qualquer, é bem possível que exista alguma forma de tornar esse processo ou sistema mais eficiente utilizando blockchain, e para isso é necessário programar esse sistema. Justamente nesse ponto os smart contracts entram em ação.

Uma pergunta que pode surgir depois desses exemplos mostrados no vídeo é: como as empresas privadas estão lidando com essa situação? Elas estão implementando essa tecnologia ou irão sucumbir e perder seus monopólios? As duas coisas estão acontecendo simultaneamente. Muitas empresas, dependendo da área de atuação, irão perder seu espaço e correm o risco de falir por causa dessa tecnologia.

Outras empresas podem apenas adaptar essa tecnologia e colher benefícios em sistemas específicos, mantendo sua área de atuação estável com mais eficiência.

O mundo está passando por uma fase de transformação grande, é o início de uma espécie de revolução tecnológica, onde cada dia mais ouviremos falar disso. Fique atento ao desenrolar dos próximos capítulos.

Para aprender outros conceitos, confira nosso mini-curso gratuito.