Site icon Criptomoedas

Como comprar opções de Bitcoin Call e Put

Primeiramente, vamos entender bem o que são opções, e depois iremos mostrar como comprar opções de bitcoin (BTC).

Opção é um direito de comprar um ativo a determinado preço. Para facilitar, vamos imaginar que o preço do bitcoin hoje seja de $10 mil. Naturalmente você pode comprar 1 bitcoin por 10 mil dólares ou vender 1 bitcoin por 10 mil dólares. Isso é negociar bitcoin diretamente. Já uma opção de bitcoin é o direito de comprar ou vender esse bitcoin por um determinado valor pré-estabelecido. Por exemplo: vamos supor que haja uma opção de comprar bitcoin a $11mil, e que esta opção tem vencimento para o dia 10 do mês seguinte. Isso significa que você comprou uma call de bitcoin com strike de $11 mil (strike é o valor de exercício dessa opção). Ou seja, até o dia 10 do próximo mês você pode exercer essa opção quando quiser, e, quando você a exercer, você terá o direito de comprar bitcoin a $11 mil, independente do seu valor atual de mercado.

Com base no exemplo acima isso pode parecer não fazer muito sentido, porque se o bitcoin está $10 mil, por que você iria comprar a $11 mil? Repare que essa opção tem duração até o mês seguinte, e o preço pode sofrer alterações até lá. Imagine que, uma semana depois, o preço subiu e 1 bitcoin está valendo $12 mil. Agora aquela opção passa a ser interessante, não?! Afinal você pode comprar por $11 mil um ativo que custa $12 mil no mercado.

Uma call é uma opção de compra, sendo interessante quando você achar que o preço do bitcoin irá subir, pois você ganhará o direito de comprar o bitcoin no preço específico de strike, mesmo que o preço do bitcoin no mercado esteja superior. Então faz sentido comprar call se você acredita que o preço do ativo irá subir. Contudo, em nosso exemplo, se o preço do bitcoin não subisse acima de $11 mil até o próximo mês, você iria perder dinheiro com essa call. Ela iria expirar na data de vencimento, não sendo exercida. Por isso, as opções são muito arriscadas, pois possuem um prazo de validade. No caso da call, se o preço não sobe até aquela data, a ponto de fazer valer a pena exercê-la, você acaba perdendo tudo o que investiu naquela call.

Da mesma forma há a opção put, com a diferença que se trata de uma opção de venda. Então, ao invés de você ter o direito de comprar bitcoin a um determinado valor, você tem o direito de vendê-lo a determinado valor. A lógica é a mesma, mas nesse caso você quer que o preço caia. Se o preço atual do bitcoin está $10 mil e você comprou uma put de $9 mil, significa que você tem o direito de vender o bitcoin a $9 mil. Se o preço cair para $8 mil até o dia de vencimento dessa opção, isso é interessante para você, pois você poderia comprar bitcoin a $8 mil no mercado e vendê-lo a $9 mil (exercendo sua opção put). Em outras palavras, se o preço de strike da opção put está acima do valor atual de mercado, você vende caro, vai ao mercado e compra mais barato, obtendo lucro com isso.

Melhor exchange de opções de bitcoin

Muito bem, agora que já entendemos os conceitos, vamos à prática de como operar opções de call e put na Okex, a plataforma de negociação de opções de criptomoedas mais indicada para iniciantes, com clientes em mais de 100 países.

São poucas as exchanges de criptomoedas que possuem negociação de opções, e a maioria delas possui um volume muito baixo. A Okex é, no momento em que escrevo esse artigo (Setembro/2021), a melhor plataforma de negociação de opções de bitcoin do mercado para brasileiros, pois possui uma interface bastante intuitiva, muitas opções com prazos diversos e boa liquidez.

Criando uma conta na Okex

Clicando aqui, você irá visualizar essa tela:

Preencha os campos “Email” e “Senha de login” e clique em Cadastrar. Se preferir, você pode se cadastrar através do Telegram ou conta Google.

Aparecerá então um captcha de segurança em forma de puzzle para você confirmar que não é um robô. Basta arrastar a peça solta ao espaço faltante correspondente.

Feito isso, você receberá um e-mail da Okex com um código de verificação. Verifique sua caixa de spam (lixo eletrônico) também.

Então, digite o código recebido no campo correspondente e clique em ContinuarObs.: o código tem validade de 30 minutos, caso você não consiga completar o cadastro neste tempo, será necessário solicitá-lo novamente.

Agora você pode depositar criptomoedas em sua conta para começar a negociá-las, se possuir criptomoedas em outras exchanges ou wallets (carteiras). Se não, você pode comprar algumas com seu cartão de crédito ou transferência bancária.

Comece a negociar! Vá ao menu principal do site em clique em Descobrir > Mercados e na aba Opções. Então o painel de opções será aberto, como na imagem abaixo. Observe o que significa cada uma das colunas:

Contrato: notação do bitcoin em dólar + data de vencimento da opção (ano/mês/dia) + strike da opção em dólar + notação de compra (call – C) ou venda (put – P)
Último preço: valor que custa aquela opção em bitcoin e em dólar naquele momento
Mudar: quanto por cento o valor daquela opção sofreu variação no dia
Mínimo em 24h: valor mínimo negociado nas últimas 24h
Máximo em 24h: valor máximo negociado nas últimas 24h
Juros abertos: volume de bitcoins que pode ser negociado e ainda não foi realizado*
Volume em 24h: volume negociado em bitcoin nas últimas 24h
Rotatividade 24h: é possível utilizá-lo como filtro para verificar quais as opções com maior volume de negociação**

*Juros abertos: O mercado que está em aberto de juros é como se fosse um histórico de tudo o que já foi negociado daquela opção e que ainda não foi executado. Então quanto maior este valor, dá uma ideia de maior liquidez, ou seja, é mais negociado, passando uma ideia como do volume, considerando tudo que já foi negociado daquele ativo até agora que está em aberto, enquanto o volume 24h diz o quanto daquela opção foi negociado em volume financeiro somente nas últimas 24h.

**Rotatividade 24h: Serve também para auxiliar na identificação das opções que possuem bastante volume negociado.

Este painel apresenta muitas opções de strikes e datas que podem ser negociados, mas você não precisa comprar uma opção e ficar preso nela até o dia de vencimento para decidir se vai exercê-la ou não, você pode negociá-la. Ou seja, você compra a opção e depois a vende a alguém, sem exercê-la. É o famoso trading de opções.

Imagine que hoje o preço do bitcoin esteja a $46 mil e você comprou uma call de $47 mil que vence no próximo mês, mas no dia seguinte da compra o preço aumentou para $48 mil. Isso significa que essa call ficou muito mais cara, pois quando o preço do bitcoin aumenta, a call também aumenta. Da mesma forma, se o preço cair, mais barata ela estará.

Como calcular o valor de uma opção a partir da expectativa de preços

Se o custo de uma opção call é de $1.000,00 e seu strike é de $50.000,00, significa que para você ter lucro exercendo a opção, o preço precisaria estar acima de $51.000,00, afinal você precisa compensar a diferença de preço de exercício da opção vs valor de mercado considerando quanto gastou na compra da opção. Nesse exemplo, se o preço do bitcoin estivesse $51.000,00 e você pudesse comprar por $50.000,00, seu lucro seria de $1.000,00 por bitcoin. Se comprou essa opção por $1.000,00, saiu no zero-a-zero.

Então, basicamente, no caso da call, some o valor da opção ao valor do strike para imaginar quanto o preço do bitcoin precisa estar para aquela opção ser lucrativa no exercício. No caso da put, subtraia o valor da opção do valor de strike.

Como as opções mudam de valor a todo momento, seguindo o comportamento de preços do bitcoin, é interessante pensar em fazer trading de opções. Outra alternativa também pode ser comprar opções binárias, que basicamente são apostas de que o preço vai cair ou subir (o nome binário vem da ideia de zero ou um: ganha ou perde), sendo ainda mais voláteis.

Obs: dê preferência para opções de maior liquidez (mais volume negociado) e fique atento às datas de vencimento, pois quanto mais próximas do vencimento, mais rapidamente as opções tendem a oscilar.

Gostou desse artigo? Leia também:

Disclaimer: Conforme consta em nossos Termos e Condições, esse artigo não se caracteriza como conselho de investimento.

Exit mobile version