Niobio Cash (NBR) é uma criptomoeda criada por brasileiros, com foco de atuação no Brasil. A inspiração para o desenvolvimento da Niobio Cash é o recurso mineral Nióbio, que tem o Brasil como a maior reserva mundial.
O Nióbio é muito útil na indústria por ter as características de alta condutividade e resistência a corrosão, possuindo aplicações que vão desde a produção do aço até a fabricação de foguetes.
98% da produção mundial do Nióbio provém do Brasil. Essa relevância já fez com que alguns políticos como Enéas e Bolsonaro direcionassem discursos e estratégias para fortalecer a economia local do país.
Enéas chegou a sugerir que o Nióbio servisse como lastro para a criação de uma nova moeda nacional lastreada em minerais. Um conceito bastante interessante. Pesquisando na internet você pode encontrar alguns registros dessas declarações, como essa notícia de 1998 da Folha de São Paulo.
O projeto Niobio Cash destina 5% das recompensas de mineração para pesquisa científica nacional direcionada ao Nióbio.
O protocolo de consenso utilizado pela Niobio Cash é o Proof of Work (PoW), semelhante ao Bitcoin, mas com a utilização do algoritmo Cryptonight-Heavy, que visa a reduzir a centralização da mineração.
O projeto não foi criado a partir de um ICO ou de pré-mineração. Ao todo, 336.000.000 de NBR serão mineradas, e o tempo médio para geração de um bloco é de 240 segundos.
Onde comprar Niobio Cash?
No momento, a exchange com maior liquidez para a negociação de Niobio Cash (NBR) é a exchange internacional Crex24.
Onde encontrar mais informações sobre o projeto?
No site oficial você pode ter acesso ao White Paper, bem como conferir atualizações, acompanhar a comunidade e obter demais informações técnicas. O repositório oficial do projeto está no Github nesse link.