Criptomoeda Secret (SCRT): o que é o projeto? Como funciona?

Site Buildercriptomoeda enigma engA criptomoeda Secret (SCRT), que antes se chamava Enigma (ENG) é a pioneira na criação de smart contracts com privacidade. Como assim?

Da mesma forma que a Ethereum permite que contratos inteligentes, possibilitando um mundo novo de possibilidades para programadores criarem aplicações descentralizadas usando blockchain, a Enigma também oferece esse recurso, porém um uma grande diferença: garantindo a privacidade das informações!

Você já deve ter ouvido falar das criptomoedas que possuem mais privacidade do que o Bitcoin, como Monero, Zcash, etc. Essas criptomoedas possuem recursos específicos em seu protocolo para possibilitar tal privacidade, porém o objetivo dessas moedas é a utilização para transações financeiras, semelhantemente ao Bitcoin.

A Enigma é a primeira moeda a mesclar as duas coisas, levando a privacidade para o mundo dos smart contracts. Mas qual a utilidade disso?

Cada vez mais a tecnologia blockchain fará parte de nosso mundo físico. Alguns ramos como logística, saúde, entre outros, são incrivelmente propensos a implementar a tecnologia blockchain, pelos benefícios que ela oferece. Mas o blockchain é um banco de dados aberto, permite consultas públicas. No caso de informações médicas dos pacientes, por exemplo, seria muito melhor se esses dados fossem privados e acessíveis apenas pelo paciente e pelo médico, com proteção de privacidade.

É para isso que a Enigma foi criada, para resolver esse problema de permitir a programação de smart contracts em aplicações diversas garantindo a privacidade dos dados que trafegam pela rede. As vantagens e aplicações são inúmeras!

Escalabilidade

Além de ser um projeto inovador, os desenvolvedores da Secret estão conscientes dos problemas de escalabilidade que as criptomoedas precisam superar. Por isso, um dos principais focos desse projeto é desenvolver um protocolo escalável, que permita a utilização massiva sem problemas de congestionamento da rede e aumento das taxas.

Equipe

Para conseguir atingir esses objetivos, é necessário uma equipe diferenciada. Felizmente, ao ver as pessoas que fazem parte do projeto Enigma, é exatamente isso o que encontramos. A equipe Enigma é formada por um time forte do MIT, nada mais, nada menos do que a melhor universidade de tecnologia do mundo.

Se você olhar o white paper do projeto, vai ver que um dos envolvidos é Alex ‘sandy’ Pentland, diretor do MIT Labs. Alex é simplesmente um dos cientistas mais influentes do mundo, tem um h-index de 125, presta consultoria para empresas como Motorola, Nissan, Google, entre outras.

Ou seja, a Enigma possui um dos times mais fortes do mundo desenvolvendo seu projeto. É bem possível que consiga atingir os seus ambiciosos objetivos tecnológicos.

Aprenda como comprar Secret se você se interessou pelo potencial dessa criptomoeda.

Confira também algumas outras criptomoedas com projetos inovadores: