Como comprar Algorand (ALGO)

A criptomoeda Algorand (Algo) foi criada por Silvio Micali, professor do MIT desde 1983 no departamento de engenharia elétrica e ciência da computação. Micali foi um dos inventores da tecnologia Zero Knowledge Proof (muito utilizada em criptomoedas anônimas). Já ganhou um prêmio Turing em ciência da computação, o prêmio Goedel em teoria da ciência da computação e o prêmio RSA em criptografia. É membro da academia nacional de ciências, academia nacional de engenharia, entre outros. Ou seja, é uma referência mundial na área e, ao que tudo indica, está liderando um projeto que tenta trazer soluções para os maiores problemas do blockchain hoje (escalabilidade, descentralização e performance) utilizando sua expertise.

A equipe técnica da Algorand impressiona, basta verificar aqui. Curiosamente, a Run Time Verification (empresa que está bastante envolvida com a Cardano) foi selecionada para avaliar o código da Algorand no quesito de forks.

O próprio Charles Hoskinson (CEO da Cardano) disse: “Chegou um verdadeiro competidor”. Algorand é concorrente da Cardano pois também se propõe a ser uma plataforma para construção de smart contracts juntamente com um foco na utilização do token como moeda.

Comprando Algorand no Brasil

Para comprar a criptomoeda Algorand (ALGO) morando no Brasil, é preciso já possuir Bitcoins em uma exchange que negocie Algorand, para poder negociá-los pela moeda ALGO.

comprando algorand

Primeiramente teremos que realizar o cadastro em uma exchange que aceite brasileiros. Neste artigo vamos demonstrar como fazer isso na Binance, uma das exchanges de criptomoedas mais famosas do mundo.

Então vamos lá! Clique neste link para realizar o cadastro.

Embora a Binance seja uma exchange estrangeira, ela aceita brasileiros, então uma das opções de idioma do site é português. Para melhor compreensão deste tutorial, alteraremos para este idioma.

registro binance pt
  1. Preencha o campo “E-mail” com seu e-mail.
  2. Crie uma senha de 8 caracteres, contendo no mínimo um número e uma letra maiúscula.
  3. Marque a caixinha “Li e concordo com os Termos de Serviço.”
  4. Clique em “Criar conta”.

Após, será enviado ao seu e-mail um código de ativação para verificação da conta, então cheque sua caixa de entrada (e não esqueça de dar uma olhada na caixa de spam – lixo eletrônico também).

O e-mail estará em inglês, como se pode ver no exemplo da imagem abaixo, mas não se preocupe, pois a informação realmente relevante neste momento é o código, que se encontra bem no início da mensagem.

code de ativação de conta

Digite-o na página de verificação de conta da Binance, mas faça isso sem demorar muito, pois o código é válido por 30 minutos. Se você demorar mais tempo que isso, terá que clicar em “Reenviar e-mail” no final desta página, e será enviado um novo código.

verificação de conta

Pronto! Seu cadastro foi concluído. Agora iremos realizar o depósito em reais para poder comprar Bitcoins.  Caso sua identidade ainda não esteja verificada, clique aqui para verificar sua identidade. Este processo é necessário para a realização do depósito.

Após a verificação, clique no menu “Compre Cripto” e depois em “Depósito Bancário”, como na imagem abaixo.

compre cripto depósito

Na área de depósito, confirme se a moeda está em reais (BRL) e preencha o campo “Quantia” com o valor que você quer depositar.

depositar BRL

Preencha também os campos CPF, número de telefone e e-mail na área de verificação adicional, e marque a caixinha Save for next time deposit se quiser deixar estes dados salvos para os próximos depósitos. Clique em Continuar.

verificação adicional comprar BRL

Você então será direcionado para uma página que conterá as informações da conta para a qual você realizará o depósito.

informações para depósito

Para conferir se o saldo foi liberado, clique em “Ver histórico” após realizar o depósito.

Agora você pode comprar Bitcoins. Clique no menu “Compre Cripto” e depois em “Saldo de Caixa”.

compre cripto saldo

Como você quer comprar Bitcoins, selecione o valor em reais que deseja usar e no campo “Moeda” selecione BTC. No campo “Pagar com” selecione a opção Saldo em dinheiro, e finalize com o clique no botão “Comprar BTC”.

Pronto! Agora você já possui Bitcoins para negociá-los por Algorand.

O primeiro passo para isso é selecionar a forma de negociação. Clique em “Trade” e depois em “Clássico”, conforme ilustrado na imagem abaixo.

trade clássico

O segundo passo é selecionar o par de troca. Como você quer trocar Bitcoin por Algorand, clique no par “ALGO/BTC” no canto direito da tela:

trade algo

O terceiro passo é criar uma ordem de compra. Para isso, temos duas opções: Limit e Market Order.

Na aba Limit você define um valor específico de compra para uma quantia específica. Note que o campo “Preço” já vem previamente preenchido e corresponde ao valor da melhor oferta do Livro de Ofertas (Order Book) no momento. Se você quiser comprar suas ALGOs a um valor inferior a este basta alterar a informação diretamente neste campo, mas tenha em mente que esta ordem só será executada quando o preço chegar a este valor, podendo ser então que a compra nunca seja executada, já que os valores de mercado se alteram constantemente.

limit algo

Já na aba Market Order, você informa somente a quantia que quer comprar, que a ordem será executada imediatamente no melhor valor de mercado no momento.

market algo

Para confirmar a compra, clique em “Comprar ALGO”.

Parabéns! Você conseguiu comprar Algorand! Agora é hora de armazenar essas moedas em local seguro, pois não é recomendado deixar moedas paradas em exchanges. Utilize a web wallet oficial da Algorand clicando aqui.

Não esqueça de anotar em local seguro as senhas e chaves para acessar sua Wallet, e jamais compartilhe essas informações na internet.

Agora que você já sabe onde comprar Algorand, o processo para comprar outras criptomoedas e tokens será mais fácil, pois é bastante similar.

Como comprar outras altcoins:

Disclaimer: Conforme consta em nossos Termos e Condições, esse artigo não se caracteriza como conselho de investimento.