Criptomoedas promissoras para investir

Site BuilderO preço do Bitcoin já valorizou mais de 10.000 vezes desde sua criação, deixando muitas pessoas milionárias. Mas existes muitas outras criptomoedas (altcoins) com tecnologias únicas que podem ter uma valorização muito alta também, pensando em um horizonte de 1 ou 2 anos. Nesse artigo veremos algumas das criptomoedas mais promissoras para 2021, confira:

Cardano (ADA)

cardano promissoraCardano é uma das criptomoedas mais promissoras, pois pretende servir não apenas como moeda, mas também como plataforma para smart contracts (semelhantemente à Ethereum, que é a segunda criptomoeda mais valiosa do mercado atualmente). A Cardano possui muitos diferenciais em relação a seus concorrentes, é o primeiro projeto que conta com peer-review acadêmico e verificação formal de software. Ou seja, a arquitetura do projeto é analisada e validada cuidadosamente para garantir o máximo de segurança e evitar falhas no código como já ocorreu com a Ethereum. A equipe que está desenvolvendo o projeto é uma das mais fortes do mercado, contendo especialistas nas mais diversas áreas. O projeto tem como objetivo ser uma plataforma mais amigável para o usuário, ser mais escalável (permitindo uma velocidade maior nas transações), e mais robusto. Como hoje a Cardano ainda está em fase de desenvolvimento, o preço está bem baixo, e é possível que até o lançamento oficial de sua plataforma de smart contracts (o que deve ocorrer na metade de 2021), muitas empresas e até mesmo governos passem a utilizar seu sistema, trazendo uma grande valorização para sua moeda.

Secret (SCRT)

secretAté hoje (2021), ainda não há um projeto que esteja concorrendo diretamente com a Secret. Secret basicamente consiste em uma plataforma para criação de smart contracts utilizando blockchain, com o diferencial de permitir que esses contratos sejam secretos. Isso traz uma gama nova de aplicações sensíveis, onde os dados não podem ser compartilhados (por exemplo: dados médicos, informações confidenciais de empresas, etc.). Utilizando a tecnologia de Secure Multi-Party Computation, a Secret garante que seja possível verificar a autenticidade das informações sem expô-las. Muitos lançamentos importantes do projeto estão previstos para 2021, o que deve trazer bastante atenção do mercado.

TE-FOOD (TONE)

te-foodÉ um projeto muito pouco conhecido e fora do radar, mas possui muito potencial. Possui foco na rastreabilidade de cadeia de suprimentos alimentícia, atuando com sensores que enviam informações sobre as condições dos alimentos. O projeto já está rodando e possui mais de 6000 negócios/empresas utilizando seu ecossistema. A TE-FOOD possui foco maior em países em desenvolvimento. O projeto possui alguns destaques no seu produto em termos de funcionalidades para acompanhamento via celular, permitindo que o cliente conheça o que está comendo. É impressionante o fato de já estar rodando e expandindo sua rede de clientes com aplicações reais todos os meses. Uma das parcerias recentes foi com a General Electric (GE Aviation). Parece ser um grande projeto com market cap muito baixo. No seu discurso, a TE-FOOD comenta que projetos blockchain (como Ambrosus e Vechain) não são concorrentes, mencionando que os verdadeiros concorrentes são os processos das indústrias tradicionais que não trabalham com blockchain, e é ali que eles querem entrar (talvez futuramente até em parceria com outros projetos no blockchain). É um discurso inteligente ao meu ver.

IOTA (MIOTA)

iota 2019IOTA é uma criptomoeda criada para a internet das coisas. A internet das coisas é um ramo da tecnologia que tem crescido muito nos últimos anos, e tudo indica que continuará crescendo exponencialmente, principalmente com a chegada da internet 5G. Trata-se da conexão de dispositivos eletrônicos à internet, desde equipamentos domésticos até dispositivos industriais. No futuro, todos os aparelhos eletrônicos estarão conectados à internet e se comunicarão uns com os outros enviando dados e informações, permitindo um controle e medição à distância. Para permitir pagamentos automáticos e contabilização de dados, a IOTA desenvolveu um sistema que atua de forma mais eficiente do que os modelos tradicionais. Hoje a IOTA já possui parcerias com universidades e grandes empresas, tudo indica que o potencial de valorização dessa moeda é grande dado sua utilidade e o tamanho do mercado que ela atua. No roadmap oficial do projeto, uma entrega muito importante deve ocorrer no final de 2021, que é a eliminação da figura dos coordinators, tornando a rede 100% descentralizada, isso pode agitar o mercado.

Vechain (VEN)

altcoin vechainA Vechain foi criada pensando no consumo de produtos. O controle de estoque e a logística das empresas nos mais diversos setores passa por muitas dificuldades devido ao alto fluxo de informações. Nesse campo, a tecnologia blockchain pode ser muito útil, e esse é o conceito chave da Vechain: servir para o rastreio de produtos, registro, envio e consulta de informações a partir da tecnologia blockchain. O projeto já possui parcerias com empresas de diversos setores, desde automóveis até vinhos, e tudo indica que deve crescer bastante no próximo ano à medida que a popularização da tecnologia aumentar. Algumas empresas que já estão testando a tecnologia Vechain são BMW e Renault. O CEO da Vechain já foi diretor de tecnologia da Louis Vuitton na China.

Siacoin (SC)

siacoin barataA Siacoin atua no ramo de compartilhamento de arquivos de forma descentralizada (usando tecnologia blockchain), servindo como alternativa aos sistemas tradicionais como Dropbox, Amazon, entre outros. Por trabalhar com uma tecnologia inovadora que não depende de intermediários, a Siacoin possibilita que cada pessoa compartilhe espaço em disco de seus computadores e venda para terceiros, criando um mercado inovador que resulta em valores muito mais interessantes para os compradores. É uma tendência para o futuro, por isso o potencial de valorização dessa moeda é alto.

Como comprar essas criptomoedas?

Nesse artigo nós explicamos o passo-a-passo: como comprar criptomoedas. Basicamente, primeiro você precisa comprar Bitcoin e depois trocar Bitcoin pela moeda desejada. É mais fácil do que parece.

Quantas criptomoedas existem?

Ao todo, já existem mais de 7.000 criptomoedas diferentes no mercado. Muitos desses projetos são apenas plágios, mas outros são bastante promissores.

Obs: Grandes instituições financeiras estão criando produtos financeiros e entrando nesse mercado com força. Alguns exemplos são: a Intercontinental Exchange (responsável pela operação de 12 bolsas de valores ao redor do mundo, incluindo a bolsa de Nova York), a Fidelity Investments (uma das maiores gestoras de ativos do mundo, com $2,4 trilhões em custódia), a bolsa de derivativos de Chicago (Cboe), a bolsa americana de tecnologia (Nasdaq), o JP Morgan (maior banco dos EUA), o Mitsubishi UFG (maior banco do Japão), entre muitos outros. Estariam eles todos errados?

Apenas em 2020, tivemos as seguintes notícias:

  •  A declaração do bilionário Paul Tudor Jones dizendo que possui mais do que um dígito de seu fundo Tudor BVI em Bitcoin;
  • Outro bilionário (Stanley Druckenmiller) dizendo que possui Bitcoin e que este deve performar melhor que o ouro;
  • A MicroEstrategy revelou já ter comprado mais de $300 milhões em BTC (e segue comprando mais);
  • O fundo de hedge Miller Value Partners LLC aumentou sua participação de 5% para 30% em bitcoin;
  • A Grayscale (maior gestora de criptoativos do mundo, que custodia BTC para 20 grandes instituições financeiras) atingiu a incrível marca de $10 bilhões em BTC;
  • Um relatório vazado do Citibank apontou a possibilidade do BTC atingir $300k no final de 2021;
  • O Paypal anunciou que irá permitir negociação de criptomoedas;

No início de 2021 muita coisa grande já está acontecendo, como a Tesla (maior montadora de carros do mundo) anunciando a compra de mais de $1 bilhão em bitcoin.

Quando mais instituições financeiras obtiverem licença para oferecer criptomoedas como opção de investimento para seus clientes, e quando a população em geral perceber que pode facilmente investir em projetos de tecnologia, esse mercado pode crescer de forma nunca antes vista. Os primeiros a se posicionar levarão vantagem.

Esse artigo foi atualizado em 09/03/2021

Ir para:

Esse site não se caracteriza como conselho de investimentos, apenas compartilha opiniões e visões pessoais. Leia os termos e condições.